MENU
  • Cerpalo garante reajuste abaixo da inflação
    11/10/2022

    Cerpalo garante reajuste abaixo da inflação

    Notícias

    O consumidor da Cerpalo (Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes) sentirá menos no bolso o reajuste anual da tarifa de energia elétrica. O associado vai pagar menos que a inflação do período e bem abaixo do que foi determinado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

    A Cerpalo absorveu 15,5% dos 22% determinados pela Aneel e repassou apenas 6,51% de efeito médio. No período, a inflação foi de 8,73%. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que tem a função de medir a variação de preços de produtos e serviços consumidos pela população, teve um acumulado de 8,73% no período, e tudo isso impacta na determinação de reajustes, como o da energia elétrica.

    Conforme o presidente Moacir Nasário Alves, o Moka, a situação foi possível graças a uma análise contábil criteriosa. “Conseguimos garantir um reajuste abaixo do determinado pela Aneel mais uma vez, reafirmando o compromisso de reduzir o impacto da tarifa da energia elétrica no custo operacional das empresas e no orçamento das famílias”, disse Moka.

    De acordo com o contador da cooperativa, Kleber de Souza, esse é o segundo ano que a Cerpalo garante o benefício aos associados. Em 2021, a Cerpalo teve um repasse negativo de 0,19%, quando absorveu um reajuste determinado de 15%. “Em 2022, a Celesc repassou um efeito médio de 11,32%, enquanto que a Cerpalo conseguiu manter o valor em 6,51%, priorizando sempre o consumidor”, pontuou Kleber.

    Voltar
    Compartilhar: