MENU
  • “Linha Viva” trabalho que mescla coragem e técnica.
    31/01/2020

    “Linha Viva” trabalho que mescla coragem e técnica.

    Notícias

        Segurança, técnica e coragem são elementos que não podem faltar para o eletricista que trabalha na “Linha Viva”. A Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes – Cerpalo é uma das poucas empresas que trabalha com venda e distribuição de energia que tem esse serviço sem ter que terceiriza-lo.
    A técnica de linha viva foi desenvolvida nos Estados Unidos, permitindo a realização de procedimentos em sistemas energizados por meio da utilização de equipamentos diferenciados e capazes de proteger o profissional contra descargas e choques elétricos. Em geral, os trabalhos com linha viva são divididos entre três categorias principais: método ao contato, método à distância e método ao potencial.
    Na Cerpalo há sete pessoas habilitadas a trabalhar nessa área, elas passaram por treinamentos específicos e passam por reciclagens constantes. O serviço consiste em dar manutenção na linha de energia sem que o consumidor tenha seu serviço interrompido.
    João Batista Borges é o encarregado da “Linha Viva” Cerpalo, antes de assumir esse cargo o eletricista passou por um curso de 40 dias. “Passamos por um curso especifico, depois temos que seguir exatamente pelo que aprendemos as regras de segurança, usar o equipamento correto. Quando a gente começou a executar esse serviço, nós tínhamos certo receio, hoje já temos mais confiança maior, mas tentamos sempre manter esse receio, pois nosso trabalho exige atenção, concentração para que não haja nenhum acidente”, explica João.
    Antigamente esse serviço era terceirizado pela cooperativa, com habilitação da equipe foi economizado um valor significativo e o serviço é executado mais rápido, não é preciso haver uma demanda especifica de serviço para que ele seja executado.
    O trabalho da “Linha Viva” é feito em equipe, Maicon Cardozo, Gilmar Souza Silveira e Jair João Aguiar, completam o time que tem a técnica de manter a energia ligada enquanto é realizada manutenção na rede elétrica. Dessa forma o associado não precisa interromper nenhuma atividade na sua residência ou local de trabalho, podendo dar continuidade a serviços que necessitem da rede energizada. Outros três eletricistas também estão habilitados a executar o trabalho, caso algum titular precise se ausentar.
    “Normalmente as cooperativas não oferecem esse serviço, em primeiro lugar porque, equipamento, curso e afins tem custo alto, e a responsabilidade da empresa com vida do seu funcionário é muito grande, aqui nós passamos pelo curso necessário e temos todo o equipamento de segurança para que não haja acidentes”, argumenta Gilmar Souza.
    Antigamente para colocar eletricidade em uma rua nova era necessário desligar a luz do bairro inteiro ou até mesmo do município, hoje a equipe da “Linha Viva” executa esse trabalho sem deixar ninguém sem luz. “Esse é o nosso diferencial, essa é a pergunta que mais ouvimos na rua, hein, vocês vão mexer na energia? Vai faltar luz?, Muito bom conseguirmos resolver os problemas na rede sem deixar as casas sem energia”, argumenta Jair.
    A eletricidade se torna cada vez mais um bem essencial à atividade moderna atualmente é impossível falar em crescimento econômico, sem falar em energia, dentre elas a eletricidade, que desde sua descoberta vem exigindo cada vez mais investimentos em ampliação e capacidade faz parte do dia-a-dia de todos. A Cerpalo vem trabalhando para manter qualidade de seu serviço aliado a segurança de seus funcionários.

    Voltar
    Compartilhar: