MENU
  • Investimento da Cerpalo garantiu energia na alta temporada
    02/01/2024

    Investimento da Cerpalo garantiu energia na alta temporada

    Notícias

    Investimentos da Cerpalo garantem energia na alta temporada

    Saúde, paz, amor e prosperidade são pedidos comuns feitos pelas pessoas na passagem de um ano para o outro. Mas, na região de Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba, e em outros municípios atendidos pela Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes (Cerpalo), por muitos anos tinha um pedido especial no meio desta lista. A maioria pedia para não faltar energia. 

    E o ano de 2024 trouxe a realização deste pedido tão importante para todos os municípios da área de abrangência da cooperativa. A infraestrutura reforçada com a instalação da nova subestação e importantes investimentos em infraestrutura em geral, garantiu com que os associados pudessem celebrar a chegada do Ano Novo, sem as preocupações dos anos anteriores, como a falta de energia elétrica na tradicional “Hora da virada”. 

    O empresário Cassiano Betat Neto é um deles. Ao longo de 17 anos no comando do Hotel Praia do Rosa e da Ibira Gelo, ele relata que era comum acontecer pequenos apagões, com quedas de alguns minutos durante a noite de Réveillon. E este ano a celebração foi diferente. “Nesta virada não visualizei nenhuma anomalia na energia da região, na verdade nem me atentei a isso durante a virada, mesmo com a "enxurrada" de turistas que tivemos. Com toda a certeza, essa nova subestação foi um avanço significativo para nossa região que não para de crescer”, afirmou o empresário. 

    Morador da Praia do Rosa há quase 50 anos, o empresário Juceli Ferreira Monteiro, o Toco, proprietário da Conveniência Centrinho do Rosa, conta que já passou por várias situações complicadas pela falta de energia elétrica, na alta temporada. Segundo ele, o crescimento rápido na região e a chegada de muitos turistas ampliaram os problemas, e por vários anos seguidos, a energia faltava. “Esse ano nós tivemos a certeza de que a evolução da Cerpalo garantiu a mudança. Diferente do que há muitos anos não acontecia, neste período de Natal e Réveillon, não faltou energia. A Cerpalo está de parabéns”, relatou Toco. 

    Para garantir a estabilidade no fornecimento, a Cerpalo esteve preparada com três equipes de plantão que estavam prontas para intervir em qualquer eventualidade, mas, não precisaram ser acionadas, conforme informações do engenheiro eletricista, Gleycon João Correia. “Todo o planejamento e todo o investimento realizado pela Cerpalo nos permitiram ter uma noite de Ano Novo bem diferente das últimas vividas por quem estava na nossa região. Podemos comemorar o resultado deste trabalho”, resumiu o engenheiro. 

    Segundo ele, a instalação da nova subestação da Cerpalo foi a garantia de que todos os quase 17 mil consumidores tivessem um início de ano iluminado. “Chegamos a carga de 18,8 megawatts (MW) na nova subestação e 1,17 megawatts no alimentador da Pinheira, totalizando uma carga de 20 megawatts, na rede da Cerpalo”, pontuou o Gleycon. Inaugurada em fevereiro de 2023, a nova subestação da Cerpalo está conectada a uma rede de transmissão de 138 KV, com um transformador de 20/26 MVA. 

    O presidente da Cerpalo, Moacir Nasário Alves, o Moka, destacou que a região atendida pela cooperativa é estratégica e privilegiada, que está em pleno desenvolvimento turístico e industrial, e tem na subestação um instrumento fundamental para a continuidade desse crescimento. “Nossas equipes não mediram esforços para que hoje todos nós pudéssemos comemorar um Réveillon tranquilo, sem ocorrências. Isso é resultado de muito planejamento, de muito trabalho e estamos felizes com a conquista, pois essa obra foi planejada para atender a demanda que temos hoje, mas, já olhando para o futuro”, disse Moka. A Cerpalo distribui energia para os municípios de Paulo Lopes, Imbituba, Garopaba e Imaruí.

    Voltar
    Compartilhar: